Nos dias 4 e 5 de setembro, na Casa de Hóspedes da CENIBRA, será realizado o curso de capacitação para conselheiros tutelares e dos direitos da criança e do adolescente. Na ocasião, os participantes serão treinados para utilizar o Sipia Web. O Sipia é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. O Sistema tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.

Para apresentar o Sipia e o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), o curso contará com a presença da Consultora Nacional Sipia Web / da Secretaria Nacional de promoção dos Direitos da Criança e Adolescente, Lusiene Ribeiro. O evento contará também com a presença de Weslley da Silva Rodrigues (Coordenador Geral -SUBSTITUTO - Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente / Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República).

Esta será a primeira vez o curso de capacitação em Sipia Web será ministrado em Minas Gerais. Estão inscritos 186 participantes de 49 municípios de Minas Gerais, que fazem parte do Projeto Conselho Eficaz. O Projeto, parceria entre o Instituto CENIBRA e a Associação Beneficente Ágape (ABA), promove a capacitação de conselhos e conselheiros que atuam na política de garantias e defesa dos direitos humanos das crianças e adolescentes.

Mais informações:
3841-2800
conselhoeficaz@gmail.com