Amanhã, 25/9, terá início em Periquito um curso de capacitação de artesanato promovido pelo Instituto CENIBRA, em parceria com a Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Santa Cruz (APRAFASC).

O curso abordará a produção sustentável de artefatos a partir da utilização de vidros, latas, caixas de MDF dentre outros materiais. Trata-se do primeiro módulo da iniciativa que, com uma carga horária de 16 horas, será realizado até o dia 28/9 e contemplará 13 moradores da comunidade de Santa Cruz.

"Conforme for a verificação do aproveitamento dos artesãos, realizaremos o segundo módulo do curso, com foco no aperfeiçoamento do MDF e outros materiais ecologicamente viáveis para utilização na atividade econômica", afirma a Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, Leida Hermsdorff Horst Gomes, também responsável pelo Instituto CENIBRA.

Esta é mais uma iniciativa do Instituto para promover a geração de trabalho e renda nos municípios onde atua. Os projetos e as ações desenvolvidas têm como premissa o conceito de desenvolvimento a partir da Gestão Integrada de Território (GIT), que busca alinhar a preservação do bioma local, a identidade cultural e a vocação econômica da região.

"Antes de implantar um novo projeto, a equipe do Instituto CENIBRA realiza diagnóstico, planejamento e articulação de iniciativas para verificar a melhor estratégia de ação em cada município de atuação", conclui Leida Horst.