A CENIBRA foi agraciada com o Prêmio SESI Qualidade no Trabalho 2012, Fase Estadual - 1º lugar na categoria Cultura Organizacional - Grande Empresa. O Prêmio, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), estimula a incorporação da Responsabilidade Social na gestão dos negócios, por meio do reconhecimento público das melhores práticas empresariais.

A Empresa participou da 15ª edição do Prêmio com o Procedimento de Comunicação com Partes Interessadas. Para garantir transparência, responsabilidade corporativa e equidade junto às partes interessadas, a CENIBRA possui um procedimento para registrar as comunicações, encaminhar para as devidas providências, responder à parte interessada (cliente, fornecedor, acionista, comunidade, empregado) em tempo hábil e verificar eficácia da solução e satisfação da parte interessada. As estatísticas geradas sobre as ocorrências contribuem para a melhoria contínua dos processos da CENIBRA.

Prevenção

Antes de realizar atividades florestais nas comunidades, a CENIBRA realiza o Plano Técnico, Econômico, Ambiental e Social - PTEAS: planejamento feito de forma multidisciplinar, com o intuito de minimizar os impactos gerados pelas atividades florestais tanto nas comunidades quanto no meio ambiente.

Um grupo de profissionais de diversos setores da Empresa visita o local que sofrerá a intervenção e realiza um mapeamento dos riscos ambientais, sociais e operacionais. Com base nas informações verificadas é definido um Plano de Ação. Dentre as ações previstas estão reuniões com as comunidades para diálogo e informação a respeito das atividades a serem desenvolvidas no local. As demandas identificadas e situações posteriores às previstas no PTEAS também são tratadas pelo Procedimento de Comunicação com partes interessadas.