O Projeto Conheça a CENIBRA encerrou o ano de 2012 com 20 escolas contempladas e 4 mil alunos. O Projeto consiste na apresentação de palestras sobre o cultivo de eucalipto, preservação ambiental e as atividades da Empresa para estudantes da rede pública de ensino. Após participarem da palestra, os estudantes produzem uma redação para um concurso que premia a melhor redação de cada escola e as duas melhores redações dentre as escolas participantes.

Criado em 2007, o Projeto alcançou cerca de 30 mil alunos e 4.500 funcionários e professores das escolas participantes. As palestras contribuem para a formação de uma consciência ambiental crítica, compreendendo os aspectos básicos do desenvolvimento sustentável. O Projeto já atingiu 54 municípios de Minas Gerais, onde a CENIBRA atua, com pelo menos uma palestra em cada um desses municípios.

Do eucalipto tudo se aproveita. Das folhas, extraem-se óleos e essências utilizadas em produtos de limpeza e alimentícios, em perfumes e até em remédios. A casca oferece tanino, usado para curtir o couro, o tronco fornece madeira para sarrafos, lambris, ripas, vigas, postes, varas, esteios para minas, mastros para barco, tábuas para embalagens e móveis. Sua fibra é utilizada como matéria-prima para fabricação de papel e celulose.

Plantações florestais não podem ter sua biodiversidade comparada com a das florestas nativas, às quais não visam substituir. Proporcionam madeira e produtos não madeireiros para os mais diversos usos, diminuindo a pressão sobre as florestas nativas, colaborando para a fixação do homem no campo e dinamizando a economia.

Os projetos de proteção e preservação de recursos naturais e de espécies vegetais nativas ou ameaçadas de extinção constituem uma importante contribuição prestada pelo setor de florestas plantadas para a preservação ambiental.