A partir do mês de março, o Projeto Sabor Solidário, de Açucena (MG), fornecerá os alimentos dos lanches dos intervalos dos treinamentos institucionais realizados na CENIBRA.

Nos intervalos dos treinamentos realizados na CENIBRA é oferecido aos participantes um lanche. Os itens adquiridos com a lanchonete do Sabor Solidário e que irão compor o cardápio oferecido são: rosquinhas e biscoitos variados, goiabinha e bolinho de chuva.

O Projeto Sabor Solidário contribui para o desenvolvimento local, integrado e sustentável, fortalecendo o grupo de Economia Solidária de Açucena. Em parceria com o Instituto CENIBRA e a Prefeitura Municipal de Açucena, foi realizado em 2012 um curso de capacitação para salgadeiras do município. Após o curso, as produtoras inauguraram uma lanchonete.

Também em 2012, o Instituto, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), iniciou um trabalho sobre o Processo de Constituição de Cooperativa, conduzido por um mestrando da UFV. Foi a primeira etapa de um plano de trabalho que procura estruturar e propor uma estratégia para a constituição de uma cooperativa junto ao Projeto Sabor Solidário, garantindo sustentabilidade e competitividade ao projeto. O Plano de trabalho contemplou as seguintes etapas: Diagnóstico e Mobilização comunitária, Análise Técnica da Constituição, Definição da Estrutura Organizacional, Capacitação Técnica dos Diretores e Assembleia de Constituição.