A partir deste mês, a equipe responsável pelo Projeto Conselho Eficaz visitará 60 municípios de Minas Gerais. O objetivo das visitas é apresentar o projeto para os prefeitos eleitos, gestores da assistência social e respectivos presidentes dos conselhos municipais dos direitos da criança e do adolescente.

Em fevereiro, serão 40 municípios visitados, sendo 4 e 5/2 os da Regional de Guanhães, 6 e 7/2 os da Regional de Nova Era, e 17 e 18 os da Regional do Rio Doce. A equipe aproveitará a visita para monitorar e avaliar o andamento das atividades dos conselhos dos municípios já contemplados pelo projeto em outras edições. No mês de março serão visitados os outros 20 municípios.

No dia 27/2, no Hotel Metropolitano, em Coronel Fabriciano, será realizado um Simpósio sobre a Lei Federal 12.696 de 25 de Julho de 201212 e a Resolução 139 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que estabelece as diretrizes para a criação e funcionamento dos Conselhos Tutelares no Brasil.

Projeto

Projeto Conselho Eficaz, desenvolvido pelo Instituto, em parceria com a Associação Beneficente Ágape (ABA), promove a capacitação dos Conselheiros e Agentes públicos sociais, operadores dos direitos da criança e do adolescente em cada município de atuação do projeto. A iniciativa proporciona o fortalecimento dos conselhos no controle das políticas públicas, gestão dos recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e capacidade de monitoramento e intervenção no Orçamento Público.

"As oficinas, cursos e conferências promovidas pelo Projeto já contemplaram mais de 50 municípios do leste de Minas Gerais, onde a Empresa atua. Investir em iniciativas com esta reforça nosso compromisso com a construção de um mundo melhor a partir da cidadania" declara a Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, Leida Hermsdorff Horst Gomes, responsável pelo Instituto CENIBRA.

Municípios

Os municípios convidados a participar da edição 2013 do Projeto Conselho Eficaz são: Coluna, Catas Altas, Caeté, Santa Bárbara, Itabira, Alvinópolis e Sem Peixe, Coroaci, Cantagalo, Dores de Guanhães, Senhora do Porto, Virginópolis, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Materlândia, Mariana, Peçanha, Virgolândia, Sardoá, Santa Efigênia de Minas, Gonzaga, Divinolândia de Minas, Sabinópolis, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, Bom Jesus do Amparo, Itabira, Santa Maria de Itabira, Rio Piracicaba, Nova Era, São Domingos do Prata, Bela Vista, Açucena, Belo Oriente, Naque, Periquito, Ipaba, Santana do Paraíso, Bom Jesus do Galho, Córrego Novo, Pingo D'Água, Caratinga, Iapu, Bugre, Governador Valadares, Paulistas, Braúnas, Joanésia, Mesquita, Braúnas, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Marliéria, Ferros, São João Evangelista, Dom Joaquim, São João do Oriente, Jaguaraçu, Marilac e Carmésia.