Neste mês de fevereiro, o Instituto CENIBRA, em parceria com a Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Santa Cruz (APRAFASC), a Prefeitura Municipal de Periquito e o SENAR promoveu no município um curso de capacitação de trabalhador em bovinocultura - vaqueiro.

Durante o curso, dividido entre aula teórica e prática, os participantes aprenderam sobre aspectos fundamentais do manejo do gado leiteiro, tais como: Aplicação de Medicamentos, higienização, segurança, procedimentos e técnicas necessárias para garantir qualidade ao produto. Posteriormente, os participantes receberão curso sobre técnicas de inseminação.

Esta é mais uma iniciativa do Instituto para promover a capacitação de mão de obra nos municípios de atuação e para contribuir com o Programa Balde Cheio. O Programa, idealizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Leite), é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares.