O projeto Grupo de Artesãs de Cachoeira Escura (GRACE), desenvolvido com o apoio do SEBRAE, consiste em um trabalho compartilhado entre Artesãs de Cachoeira Escura e a equipe técnica para desenvolvimento do artesanato local. O objetivo é diagnosticar as necessidades e potencialidades da comunidade em Belo Oriente para desenvolver um projeto para geração de trabalho e renda de forma a valorizar a cultura local como potencial transformador. A iniciativa contempla ainda o estudo da aplicabilidade de subprodutos do processo de celulose para a composição dos artesanatos.

A partir de exercícios de reflexão do material fornecido pela empresa CENIBRA - fibras do tratamento primário da celulose, além da avaliação da história, paisagem e tradições de seus habitantes, propõe-se pensar um artesanato com identidade cultural. A dinâmica do trabalho desenvolvido compreende a verificação das expectativas das artesãs, a disponibilidade e aplicabilidade da matéria-prima, a organização da atividade e do processo produtivo, consolidação de associação representativa, comercialização e sustentabilidade da iniciativa.

Foi realizada uma série de encontros para trabalhar os aspectos de pesquisa de produto e matéria-prima (textura, cores, aspectos e aplicabilidade), história local, tradições, percepção e composição de paisagens, relacionamento com o meio ambiente, utilização adequada e sustentável dos recursos naturais, além de estratégias de gestão e Desenvolvimento Humano.

As artesãs já possuem uma linha básica de produtos e estão em fase de prospecção de mercado e novos produtos. Os ganhos do projeto envolvem aspectos referentes à Economia (economia criativa / participativa / solidária / doméstica); Design (inovação, matéria-prima e forma de utilização com resultado acima da média esperada, considerando a capacidade técnica inicial das artesãs); Meio Ambiente (reaproveitamento de resíduos e subprodutos do processo industrial / composição de produtos ecologicamente inteligentes e sustentáveis) e Social (desenvolvimento humano / comportamento / inclusão familiar / relevância do saber, perceber e pertencer aos espaços da comunidade).

As produtoras participaram da Semana Interna da Cultura, na Unidade Industrial da CENIBRA em Belo Oriente (MG), e do Fomenta SEBRAE, em Ipatinga (MG). Além de exposição e comercialização de produtos, as referidas participações se desdobraram em convites de parcerias para viabilizar a exposição do Projeto em Shopping Center e Hotéis da região do Vale do Aço (MG).