O Instituto CENIBRA promoveu a circulação do Osquindô - O Show em onze cidades mineiras. O espetáculo chegou às cidades de Bom Jesus do Galho, Bugre, Periquito, Belo Oriente, Peçanha, Gonzaga, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Sem-Peixe, Antônio Dias e Ferros. Todas as apresentações foram gratuitas e, paralelamente, foi realizada a oficina "Brincando com a cultura da infância".

O projeto foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O espetáculo foi criado a partir de elementos da infância como cantigas, brinquedos, parlendas, mitos, jogos e referências das festas populares brasileiras. A cultura da infância esteve presente na criação musical, nos cenários, nos figurinos e nos adereços. No repertório, invenções musicais como: O Terrível blues da Boitatá, O Trem Maluco,Santa Clara, Rock da Canoa, A Hora da Mistura, O Mambo da Tangolangomango, entre outros temas. O show incorporou também recursos cênicos e circenses que aguçaram a curiosidade e a imaginação da plateia.

 

Já a oficina "Brincando com a cultura da infância" promoveu uma vivência lúdica para educadores e profissionais que atuam em projetos voltados para crianças, sendo estimulado a utilização de brinquedos e jogos para fomentar o processo criativo dos alunos. Por meio da oficina, os participantes tornaram-se aptos a introduzir de forma criativa os brinquedos e brincadeiras na sala de aula e em outros espaços, como importante recurso pedagógico e de socialização.