O Instituto CENIBRA, em parceria com a Administração Municipal de Periquito (MG), deu início a um trabalho de recuperação de nascentes. O trabalho envolverá também a construção de fossas sépticas e adequações para promover a proteção do lençol freático da região que abastece a sede (nascente e entorno do Córrego Tavares). O Programa "Melhoria da Qualidade e Quantidade de Água", em parceria com o Instituto, terá a duração de quatro anos e envolverá outras ações de preservação e educação ambiental, como plantio de espécies nativas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura conduzirá o programa com apoio do Instituto CENIBRA, e com apoio técnico da CENIBRA para transferência de tecnologia no que concerne à preservação ambiental.

A primeira etapa do projeto foi realizada pela Prefeitura, que mapeou as nascentes e fossas sépticas, dimensionando a demanda por recursos e materiais para a execução do trabalho. Posteriormente, o Instituto CENIBRA forneceu parte do material necessário para realizar cercamento de nascentes e também o material para construção de quatro fossas sépticas.

"Com a execução do projeto, a prefeitura pretende sanar o problema de escassez de água que Periquito vem sofrendo, além de trazer mais natureza e consciência ambiental para o município",  declara o Prefeito de Periquito Geraldo Godoy.

"Acredito em parcerias igualitárias, onde todos se esforçam, dentre de suas possibilidades, para contribuir para o bem comum de forma responsável, potencializando o desenvolvimento local, protegendo os recursos naturais", conclui Leida Hermsdorff Horst Gomes, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais.